Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult

Edições anteriores da Conferência

III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Online

dezembro 6, 2020 – dezembro 7, 2020

Tema: Contribuições das humanidades nos estudosda cultura latino-americana: transversalidades e travessias em tempos de pandemia.

Data: 23 a 27 de novembro de 2020.

Local: Online.

 

O III Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura – SEMLACult (semlacu.lt) sob a temática “Contribuições das humanidades nos estudos da cultura latino-americana: transversalidades e travessias em tempos de pandemia” será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, de forma online e é uma iniciativa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura em parceria com a UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

O propósito do evento é de incluir toda e qualquer forma de contribuição científica e acadêmica no âmbito das ciências humanas e sociais, mais precisamente no campo dos estudos em cultura na América Latina, pretendendo ampliar a análise de cada elemento individual. Por sua vez, a cultura se apresenta como mecanismo de produção e reprodução social, a partir de seus mais diferentes campos de atuação, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas.

Logo, propõem-se trazer análises antropológicas e sociológicas que versam, em conjunto com a tríade economia-política-cultura sobre os aspectos das contribuições das humanidades nas sociedades latino-americanas, considerando o contexto contemporâneo dos tempos pandêmicos. Agregando assim, professores, estudantes, pesquisadores e interessados do ensino superior tanto do Brasil como da América Latina.

 

Anais V.3 (2020) (ISSN: 2674-5879)

 

Visualizar detalhes da conferência

II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Foz do Iguaçu/PR, BR

setembro 25, 2018 – setembro 28, 2018

O II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura sob a temática “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atualé uma iniciativa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, em parceria com a  UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana por meio do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História – ILAACH: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos – PPG-IELA e do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP: Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina – PPG-ICAL e a UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

O objetivo central da segunda edição do SEMLACULT é contribuir para a percepção e aprofundamento das questões sobre a multiculturalidade nos processos de integração entre os países da América Latina, considerando a diversidade cultural e social dos grupos étnicos da região. Baseado em desenvolver e dar continuidade a produção científica e cultural, incentivando a inovação e geração de conhecimentos, experiências e saberes no âmbito continental do nosso país, de forma a promover a diversidade cultural e a integração do conhecimento na América Latina, pensando na melhoria de qualidade da produção científica através de perspectivas diversas sobre a mesma área de conhecimento.

 

Anais V.2 (2018) (ISSN: 2674-5879)

e-Book “Integração e Multiculturalismo na América Latina: Perspectiva histórica e desafios no contexto atual – Coletânea de artigos do II Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura” (ISBN: 978-65-86746-08-2)

Caderno de Resumos (ISBN: 978-85-93548-17-8)

Visualizar detalhes da conferência

I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Foz do Iguaçu/PR, BR

junho 28, 2017 – junho 30, 2017

O I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura sob a temáticaA mundialização da cultura na globalização e os processos decoloniais na América-Latina” é uma iniciativa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura, em parceria com o Grupo de Pesquisa TEAR – Territórios em Articulação: Estratégias de Luta e Resistência de Populações Rurais, Indígenas e Tradicionais na América Latina e com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A proposta central da primeira edição do Seminário é compreender a cultura como mecanismo de produção e reprodução social, a partir dos seus mais diferentes aspectos e dimensões, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas, que têm discutido a cultura sob o viés da mundialização das identidades culturais e da sua contraface, que são os processos contra hegemônicos que têm se ampliado em toda a América Latina. Propomos trazer a cabo análises antropológicas e sociológicas que versam, em conjunto com a economia, a política e as artes, sobre os aspectos culturais das sociedades latino-americanas em um contexto de globalização e de novas propostas epistêmicas, que revisitam a cultura a partir das teorias, metodologias e processos decoloniais.

 

Anais V.1 (2017) - (ISSN: 2674-5879 / ISBN: 978-85-93548-07-9 – Ficha Catalográfica)

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Organização:

Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
CNPJ Nº 13.448.301/0001-24 | OSCIP/MJ Nº 08071.003994/2015-89
Rua Vila Velha, 63, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. CEP: 85870-050

Site: www.claec.org - E-mail: [email protected]